A Igreja Católica e o combate às heresias

A Igreja Católica combateu duramente os movimentos heréticos através das Cruzadas, da Inquisição e da acção evangelizadora das Ordens Mendicantes (Dominicanos, Franciscanos, etc.).

CRUZADAS:

Conquista de Jerusalémcavaleiro_cruzadas1

As Cruzadas são tradicionalmente definidas como expedições de carácter “militar” organizadas pela Igreja Católica, para combaterem os inimigos do Cristianismo e libertarem a Terra Santa (Jerusalém) das mãos dos infiéis.

O movimento estendeu-se desde os fins do século XI até meados do século XIII. O termo Cruzadas passou a designá-lo em virtude dos seus adeptos (os chamados soldados de Cristo) serem identificados pelo símbolo da cruz bordado nas vestes. A cruz simbolizava o contrato estabelecido entre o indivíduo e Deus.

CRONOLOGIA DAS CRUZADAS
Tradicionalmente fala-se em 9 Cruzadas, mas, na realidade, foi um movimento quase permanente.

  • Primeira Cruzada – 1095 (Urbano II)

(Cruzada Germânica; Cruzada Popular ou dos Mendigos, do monge Pedro, o Eremita; Cruzada de 1101, do Papa Pascoal II)

  • Segunda Cruzada – 1145 (Eugénio III)
  • Terceira Cruzada – 1189 (Gregório VIII)
  • Quarta Cruzada – 1202 (Balduíno IX, Conde de Flandres e Bonifácio II, Marquês de Montferrant)

(Cruzada das Crianças – 1212)

  • Quinta Cruzada – 1217 (Inocêncio III)
  • Sexta Cruzada – 1228 (Gregório IX)
  • Sétima Cruzada – 1245 (Inocêncio IV)
  • Oitava Cruzada – 1270 (rei francês Luís IX, São Luís)
  • Nona Cruzada – 1271 – (Gregório X)

INQUISIÇÃO:inquisicao

A Inquisição, ou Tribunal do Santo Ofício, surgiu na Idade Média, criada pelo papa Gregório IX, no século XIII, como “instituição permanente e universal, confiada a religiosos na dependência directa da Santa Sé”. Destinava-se a combater várias heresias que punham em causa a legitimidade tanto do poder eclesiástico como do poder civil. Este tribunal instalou-se na Espanha, Alemanha, França, confiado aos dominicanos ou aos franciscanos.
Os suspeitos eram interrogados para se obter a prova de culpa, ou através de testemunhas, cuja identidade era mantida secreta, ou por meio de confissão dos próprios, que podia ser obtida através de torturas. A sentença era dada em sessão solene pública, a que se deu o nome de auto-de-fé.
As sentenças podiam ser morte ou prisão, penitências e apreensão de bens.
Na Península Ibérica, a Inquisição vai mais além e vai passar a perseguir os cristãos-novos, os judeus e os protestantes. Passou a ser um instrumento ao serviço do poder instituído e contra qualquer ameaça a esse poder. A Inquisição foi introduzida em Portugal no reinado de D. João III, em 1536.

ORDENS MENDICANTES:

francisco-assis

Ordens religiosas surgidas no séc. XIII, vivendo em regime de pobreza, fora dos claustros, distinguindo-se do monaquismo latifundiário da época. As mais importantes, então surgidas, são os Franciscanos (1209), os Dominicanos (1216), os Carmelitas (1229) e os Eremitas de Santo Agostinho (1252). Dada a sua melhor adaptação às circunstâncias e necessidades da nova era de início da concentração urbana e da mobilidade das populações, as Ordens Mendicantes tiveram o apoio dos Papas e vieram a desempenhar papel decisivo na reforma da Igreja e, mais tarde (séc. XV), na evangelização do novos mundos.
Às indicadas, seguiram-se, com novas características, principalmente os Hospitaleiros de S. João de Deus, os Trinitários, os Mercedários e os Jesuítas.

About these ads
Published in: on Janeiro 14, 2009 at 7:32 pm  Comments (1)  
Tags: ,

The URI to TrackBack this entry is: http://historia10.wordpress.com/2009/01/14/a-igreja-catolica-e-o-combate-as-heresias/trackback/

RSS feed para os comentários a este artigo.

One CommentDeixe o seu comentário

  1. cool!!


Deixar uma resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

WordPress.com Logo

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Log Out / Modificar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Log Out / Modificar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Log Out / Modificar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Log Out / Modificar )

Connecting to %s

Seguir

Get every new post delivered to your Inbox.

%d bloggers like this: